quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fim de ano em Curaçá: Festejos, fé e muita alegria contagiam toda a cidade.



Aqui em Curaçá, particularmente, nesse período de fim de ano. Nossa cidade se movimenta. Em Dezembro, além de muitos filhos da terra que moram em outros municípios que chegam a cidade para aproveitar as férias para rever seus familiares, o município se prepara para receber e fazer acontecer três eventos culturais e religiosos símbolos da crença, fé e da celebração dessa gente. Estamos falando do Baile Pastoril, da Procissão de São Benedito e da Marujada.
Logo nos primeiros dias de Dezembro, na Praça Raul Coelho, um grande grupo formado pela juventude se forma para os ensaios do Baile Pastoril. Essa tradição oriunda da idade média, trazida para essa região de Curaçá por portugueses é considerada um dos mais bonitos eventos culturais que acontecem nesta época na cidade. Com roupas brancas e vermelhas e sorriso no rosto, entoando várias canções imortalizadas por grandes forrozeiros, os pares em fila que saem pelas ruas da cidade logo após a missa do galo, são recebidos com muito carinho em várias casas na sede do município. Durante o trajeto os integrantes do pastoril comem e bebem até o amanhecer. Celebrando o natal, e o nascimento do menino Jesus.

Já na noite do dia 30 de Dezembro a movimentação é grande. Gente de todos os bairros, alguns religiosos, outros não. Pessoas de várias fazendas e povoados - chegam à cidade e começam a se dirigir em direção a Igreja Matriz nesse momento de celebração. Estou falando de centenas de fiéis, muitos descalços para pagar suas promessas feitas durante todo o ano, reunidos por uma mesma fé, em uma procissão bastante iluminada por velas conduzidas por essa gente que vem de longe adorar e louvar a São Benedito. Na verdade, o padroeiro municipal é o Bom Jesus da Boa Morte, mas considerando o fato de que nesse dia, todos os anos, esse grande contingente vem cantar e adorar o santo São Benedito, muitos afirmam que ele também é o nosso padroeiro.

Bem cedinho, todos os anos, no dia 31 de Dezembro acordo com o som de fogos de artifício anunciando que os Marujos estão entrando na cidade pelo Rio São Francisco, um dia que Curaçá acorda sempre mais cedo, aliás, esse Espetáculo de beleza e fé é bastante esperado seja pelas crianças, adultos e idosos. Além de ser um ato bastante religioso a Marujada de Curaçá é uma das mais bonitas manifestações populares da região que a cada ano atrai novos participantes e admiradores. O cortejo, ao passar pelas ruas do município vai colorindo e enchendo os olhos de que os vê com as cores das fitas e dos chapeis de palha bastante coloridos com papeis de diversas cores.


Adriel Duarte, Comunicador - comunitário e membro do fórum de comunicação.


Fonte: http://comunicasertaoba.blogspot.com.br/




Postar um comentário