quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

As Alimentadeiras de Almas são tema de espetáculo e oficinas

Apoio Cultural: Portal Click do Vale


Um espetáculo de dança e várias oficinas sobre uma das mais marcantes manifestações da quaresma no Vale do São Francisco - as Alimentadeiras de Almas, vão movimentar a cena artística regional entre os dias 27 deste mês e 7 de março.

O projeto, uma realização do Coletivo Trippé com apoio do Sesc Petrolina e financiamento do Edital Microprojetos Rio São Francisco do Mais Cultura / Funarte, começa nesta quarta-feira, no distrito de Juremal, em Juazeiro - BA, com a oferta nas escolas públicas de uma série de oficinas gratuitas de iniciação à dança e de consciência corporal. As oficinas prosseguem nas escolas públicas de Petrolina e Juazeiro, nos dias 6 e 7 de março.

Nesta sexta-feira (1), o Sesc Petrolina abre as portas às 20h30 para a apresentação gratuita do espetáculo No Caminho das Alimentadeiras. Uma montagem, sob a direção de Regiane Nascimento e Adriano Alves, que apresenta uma coreografia baseada nos cantos trêmulos, som das matracas e batidas do coração dos penitentes. “São corpos que pedem misericórdia para as almas necessitadas, que se entrelaçam e que se despedaçam em eterna doação”, conforme adiantou Adriano Alves. Segundo o diretor, o grupo partiu de um estudo antropológico da manifestação religiosa para a construção das partituras corporais num diálogo com a cultura imaterial do sertão ribeirinho.

O Coletivo Trippé também apresenta gratuitamente o espetáculo No Caminho das Alimentadeiras em mais dois espaços. No teatro municipal de Juremal às 20h30 de sábado (2) e no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro – BA, no mesmo horário do domingo (3).O projeto promove ainda debates sobre a relação da dança como fruto de estudos antropológicos e o papel da arte na preservação dos patrimônios imateriais da cultura regional.

Com predominância nos três municípios trabalhados pelo Coletivo Trippé, As Alimentadeiras de Almas são grupos de mulheres que atuam no sertão com os penitentes durante a quaresma, percorrendo a comunidade e os cemitérios rogando, no intuito de levar a paz às almas necessitadas e em busca da salvação das almas que se encontram no purgatório.
Postar um comentário