sábado, 23 de abril de 2011

A um jogo do bi: Grêmio vence e vai à final do returno


São noventa minutos para manter o trono do Gauchão. O Grêmio venceu o Cruzeiro por 3 a 2 no gramado sintético do Passo D’Areia na noite deste sábado e garantiu presença na final do returno do Estadual. Como já venceu o primeiro turno, o Tricolor será campeão estadual caso vença Inter ou Juventude no próximo fim de semana. Se perder, irá para a disputa da finalíssima estadual, contra o campeão do returno.

Foi um jogo sem graça no primeiro tempo e extremamente movimentado na etapa final. Os gols do Grêmio foram marcados por Leandro, Willian Magrão e Rafael Marques. Por duas vezes, o Cruzeiro buscou o empate, com Claudinho e Léo Maringá. A defesa tricolor apresentou muita fragilidade em jogadas aéreas. Os dois gols do time estrelado saíram assim.

A definição do adversário azul na final do segundo turno é neste domingo, quando Juventude e Inter medem forças em Caxias do Sul. Nesta terça-feira, o Tricolor volta a campo, mas pela Libertadores. Pega o Universidad Católica, do Chile, no Olímpico, em duelo válido pelas oitavas de final da disputa continental.

Depois da tempestade, a bonança

Minuto 33: Victor desaba no gramado, com cara de dor, com a mão esquerda servindo de apoio para o ombro direito. O goleiro titular logo recebe uma faixa e uma tipoia no local lesionado. Sai de campo. São momentos de preocupação.

Minuto 41: Borges, até então sumido no jogo, acerta lançamento precioso para Leandro, que dispara com a bola, corta o zagueiro e manda o chute. Gol do Grêmio. São momentos de alívio.

Depois da tempestade, veio a bonança para o Grêmio no primeiro tempo do jogo deste sábado chuvoso em Porto Alegre. Foi uma partida sem graça até o terço final da etapa. O lance envolvendo Victor, que se chocou com Mauro ao saltar para abafar um cruzamento, pareceu ter levado eletricidade ao jogo. Até ali, o Tricolor era melhor, tinha solidez defensiva (resultado da presença de três volantes, com Willian Magrão no meio e Lúcio como lateral-esquerdo), controlava o duelo, mas sem criar grandes chances de gol. E aí Leandro marcou. E outros poderiam ter saído.

Adílson arriscou a gol duas vezes. Em uma delas, quase da intermediária, esteve a milímetros de marcar um golaço. A bola foi desviada pelo goleiro Fábio e explodiu no travessão. Quase. Gabriel, pegando rebote após bate-rebate na área, também levou perigo ao time estrelado.

Idas e vindas no segundo tempo

O segundo tempo foi bem melhor. Teve lances. Teve gols. Teve idas e vindas. Teve pinta de jogo decisivo, ao contrário dos 45 minutos iniciais.

A ação começou com o Cruzeiro. No primeiro minuto, Claudinho subiu muito mais alto (imagina se fosse Claudião...) do que Rafael Marques e mandou o cabeceio. Gol dos estrelados em uma cena que se repetiria depois.

O Grêmio voltaria a ficar na frente. Foi com Willian Magrão, aos seis minutos. O volante, sempre boa opção ofensiva, arriscou chute a gol. A bola desviou na zaga antes de entrar. Estava conquistada uma vantagem que poderia ter ficado melhor se o árbitro Vinícius Costa da Costa tivesse marcado pênalti de Claudinho em Borges.

O Cruzeiro estava forte na partida. Mauro levou a melhor em disputa com Rafael Marques e Rodolfo e mandou na trave de Marcelo Grohe. Era o ensaio para o gol, porque Léo Maringá, pouco depois, voltaria a empatar. E em jogada aérea, como no primeiro gol. Cruzamento da direita, cabeceio do meia: 2 a 2 no Passo D’Areia.

E o jogo não parava. O Grêmio teve nova reação. O cruzamento para a área desta vez foi bom para o time tricolor. Rochemback lançou para Rafael Marques entrar de carrinho e recolocar a equipe de Renato Gaúcho na frente. A vitória se aproximava, auxiliada pela expulsão de Alberto, do Cruzeiro.

O Grêmio teve 15 minutos para controlar a partida. E conseguiu, sem sustos, sem sobressaltos, para ficar a um jogo do bicampeonato estadual.


Fonte:Globoesporte.com

Nenhum comentário: