sábado, 28 de maio de 2011

Pérez bate forte no fim, e Vettel faz a quinta pole do ano no GP de Mônaco


Parecia que o treino classificatório para o GP de Mônaco seria apenas mais um capítulo do domínio de Sebastian Vettel na temporada. Afinal, a cinco minutos do fim, o alemão marcou 1m13s556, garantiu sua quinta pole no ano e colocou mais de quatro décimos no inglês Jenson Button, da McLaren, o segundo colocado. Mas um forte acidente com o mexicano Sergio Pérez, da Sauber, 2m26s antes do encerramento, deu um susto na Fórmula 1. Ele escapou na freada para a Chicane do Porto e bateu forte na barreira de proteção colocada em frente ao guard rail.

O mexicano não respondeu às primeiras tentativas de contato da equipe pelo rádio, mas foi atendido pelos médicos ainda na pista e recuperou a consciência antes de entrar na ambulância. Pérez foi levado ao hospital de Monte Carlo e foram detectadas apenas uma concussão e uma pancada na coxa direita. Ele passará a noite em observação. Se for liberado pelos médicos para disputar o GP de Mônaco, ele largará na décima posição após não marcar tempo na superpole.

Mark Webber, companheiro de Vettel, na RBR, marcou o terceiro tempo, mais de seis décimos atrás do alemão. Melhor de quinta-feira e mais rápido no treino livre da manhã deste sábado, Fernando Alonso repetiu a quarta posição do grid da Espanha, na semana passada. O espanhol sai duas posições à frente do brasileiro Felipe Massa, seu companheiro na Ferrari, o sexto. O alemão Michael Schumacher, da Mercedes, ficou entre os dois, em quinto. A largada do GP de Mônaco está marcada para as 9h (de Brasília) deste domingo, com transmissão da Rede Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todas as 78 voltas em Tempo Real com vídeos.

Lewis Hamilton, da McLaren, apostou em usar apenas um jogo de pneus macios na superpole e foi apenas o sétimo. Nico Rosberg, da Mercedes, se recuperou após o acidente da manhã e ficou em oitavo, uma posição à frente do venezuelano Pastor Maldonado, da Williams. Ele superou o companheiro Rubens Barrichello pela segunda corrida seguida. O brasileiro, eliminado ainda na segunda parte do treino, só conseguiu o 12º tempo no circuito de Monte Carlo.

Após acidente pela manhã, Rosberg participa do Q1

O treino classificatório começou com duas dúvidas após os acidentes de Nico Rosberg, da Mercedes, e Vitantonio Liuzzi, da Hispania, na sessão livre pela manhã em Mônaco. Os carros de ambos ficaram muito danificados e as equipes correram contra o tempo para tentar deixá-los em condição de ir para a pista e conseguir posições no grid de largada.

Com um trabalho incessante e a ajuda dos mecânicos do carro de Michael Schumacher, a Mercedes conseguiu reparar os danos na parte dianteira do carro de Rosberg e ele entrou na pista a dez minutos do fim da primeira parte do treino (Q1). Já a Hispania viu que o esforço não seria suficiente para consertar o modelo de Liuzzi e o italiano ficou fora do treino.

Além de Liuzzi, Narain Karthikeyan, seu companheiro na Hispania, também não entrou na pista no Q1. Os dois vão precisar de autorizações especiais dos comissários de prova para correr neste domingo. Eles vão analisar os tempos marcados pelos dois pilotos nos treinos livres para permitir ou não a largada da equipe espanhola neste domingo.

Hamilton liderou o Q1, seguido pelo companheiro Button e por Vettel. Melhor de quinta-feira e da manhã de sábado, Alonso ficou em sétimo, três posições à frente de Massa. Sem sufoco, Barrichello passou para o Q2 em 15º. Entre os eliminados, além dos pilotos de Lotus e MRV - a Hispania não participou do treino - estava Jaime Alguersuari, que acertou a traseira de uma Sauber e danificou sua asa dianteira. O espanhol marcou apenas o 20º tempo.

Rubinho é eliminado na segunda parte

O Q2 terminou com Barrichello mais uma vez eliminado. O brasileiro da Williams não conseguiu andar no mesmo ritmo do companheiro Maldonado e ficou apenas em 12º, duas posições atrás dele, que passou à superpole. O venezuelano tem um histórico de bons resultados no circuito de Monte Carlo nas categorias de base e manteve o bom desempenho na Fórmula 1.

A decepção do Q2 foi o desempenho da Renault-Lotus, que teve seus dois carros eliminados nesta parte. Vitaly Petrov, mais uma vez, superou o companheiro Nick Heidfeld, mas ficou apenas com a 11ª posição. O alemão, por sua vez, só conseguiu ficar à frente de Sebastien Buemi e vai largar em 16º neste domingo.

Confira o grid de largada para o GP de Mônaco:

1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m13s556
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s997
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m14s019
4 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m14s483
5 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m14s682
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m14s877
7 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m15s280
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m15s766
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m16s528
10 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - sem tempo

Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m15s815
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m15s826
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m15s973
14 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m16s118
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m16s121
16 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m16s214
17 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m16s300

Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m17s343
19 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m17s381
20 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m17s820
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m17s914
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m18s736
23 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - sem tempo
24 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - sem tempo


Fonte:Globoesporte.com

Nenhum comentário: