quarta-feira, 18 de maio de 2011

TCE aprova liberação de financiamento para Fonte Nova

O financiamento para a contrução da Fonte Nova foi aprovado por unanimidade pelos três conselheiros que compõem a 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado. Entre as propostas aprovadas em reunião realizada nesta quarta-feira (15), o TCE/BA autorizou a liberação dos recursos do financiamento em caráter de urgência. O valor autorizado corresponde a R$ 64 milhões – 20% do contrato de R$ 323 milhões firmado com o BNDES para a construção da Fonte Nova.



Segundo o o voto do conselheiro Pedro Lino, relator do processo do contrato da Arena Fonte Nova, "tudo o que este TCE tem tentado, embora sem resposta tempestiva, é apressar os empréstimos pelo Estado da Bahia". O TCE ainda aumentou o prazo para que seja analisado o contrato da concessão sem a paralisação das obras de reconstrução do estádio.

A etapa de fixação das estacas prossegue até julho. Blocos de concreto estão sendo montados sobre as estacas para receber os pilares, onde vão se encaixar as vigas e lajes. A previsão é que o contorno do estádio esteja visível no segundo semestre de 2012.

A possibilidade de sediar a Copa das Confederações em 2013 - levantada pelo Jornal Nacional, semana passada, sem confirmação oficial -, não alterou o ritmo dos trabalhos. “Estamos mantendo o planejamento de conclusão no prazo contratado, em dezembro de 2012”, afirma José Luiz Góes, diretor de engenharia da Fonte Nova Participações.

Prazo
Góes admite que há estudo sobre a possibilidade de adiar o prazo final de entrega do estádio, mas nada que comprometa os planos de sediar a Copa das Confederações. Ele não cogita interromper a obra, mas afirma que espera uma solução entre governo, BNDES e TCE sobre a liberação das verbas até junho. “Não trabalhamos com o cenário mais pessimista. A Copa do Mundo foi uma decisão de governo e acho difícil voltar atrás”, argumenta o diretor.


Fonte:Correio da Bahia

Nenhum comentário: