sábado, 11 de junho de 2011

Ideli diz que prioridades serão Código Florestal e MP das obras da Copa

A nova ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta sexta-feira (10) que as duas principais prioridades no início de sua gestão serão a negociação do Código Florestal no Senado e aprovação da Medida Provisória que flexibiliza as licitações das obras da Copa do Mundo. “A MP que inclui as obras da Copa é a tarefa da hora na Câmara e o Código Florestal já começa o trabalho nesta semana”, disse Ideli.

O Palácio do Planalto anunciou por meio de nota oficial nesta sexta a troca de cargos entre os ministros das Relações Institucionais, Luiz Sérgio (PT-RJ), e da Pesca, Ideli. As declarações foram feitas durante último ato de Ideli no ministério da Pesca.

Ao lado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, Ideli assinou as novas regras de organização do sistema de embarcações de pesca para acesso e uso sustentável dos recursos pesqueiros.

A nova ministra informou que já estava mantendo conversas com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sobre as negociações em torno do Código Florestal. “Já temos uma vitória com a definição de comissão de Meio Ambiente como a de mérito. Vamos ter um longo processo de conversas e estamos otimistas que vamos ser vitoriosos”, afirmou.

No Senado, o governo espera alterar os itens polêmicos que passaram na Câmara dos Deputados, no dia 25 de maio, como a possibilidade de os estados definirem o que pode ser cultivado em áreas de preservação.

Izabella reforçou que este é um momento de discutir o conteúdo e o fato de a presidente Dilma Rousseff ter prorrogado o decreto facilita as negociações para aperfeiçoar o texto.

“Estou feliz com esse espírito de conversação. Vamos avançar na questão do Código Florestal", afirmou Izabella Teixeira.

Ideli Salvatti afirmou, ainda, que vai ouvir muito e buscar o consenso. “Quero ser muito comadre, de muitos. Eu vou lidar como a presidente me solicitou, buscando articular os consensos. Meus oito anos no Senado me dão experiência de que vou conseguir”, afirmou. As informações são do G1.

Nenhum comentário: