quarta-feira, 8 de junho de 2011

Zaga do Bahia é a quinta que mais desarma na Série A

Com apenas três rodadas da Série A, ainda é cedo para ter um diagnóstico dos times, principalmente do Bahia. Mas estatísticas do Tricolor baiano já despertam curiosidade e algumas até contradizem as críticas dos torcedores. A zaga do time baiano, por exemplo, vai mal, mas é a quinta que mais desarma entre as 20 equipes - média de
118 por partida.

Neste quesito, Corinthians, Fluminense, Avaí e Santos, respectivamente, ocupam as primeiras posições. Entre os ladrões de bola do Tricolor, destaca-se o zagueiro Danny Morais, o oitavo que mais acabou com as pretensões dos adversários nas três primeiras rodadas da competição - média de 19 por jogo. Leonardo Silva, do Atlético-MG, com média de 24 desarmes por partida, é o jogador que mais rouba bola.

Em outros itens, no entanto, a torcida do Bahia tem razão. Está claro que o time pouco chuta a gol e isso está traduzido em números. O Bahia é o 17º melhor finalizador da Série A, com média de 10 chutes por jogo. Invertendo a tabela, o Tricolor é o quarto time que menos finaliza, atrás de Santos, Grêmio e Atlético-GO. Dos quatro gols do Bahia no torneio, Jóbson marcou dois, Souza um, de pênalti, e Lulinha o outro.

As queixas contra Hélder, mostram as estatísticas, não são à toa. O volante do Bahia é o sexto que mais caça os adversários com jogadas faltosas - média de quatro intervenções por jogo. Não por acaso ele recebeu o primeiro cartão vermelho do time na competição na partida contra o Flamengo, em Pituaçu, pela segunda rodada. E é Hélder que ajuda a alçar o Bahia ao posto de quinto time mais faltoso da Série A - média de 18,7 por partida.

Outra observação da torcida. Como o Bahia não tem um meia que conduza o time em campo, as jogadas ficam concentradas nas laterais. E é por lá que o Bahia tem mais atacado. O Tricolor é o quarto entre as 20 equipes que mais cruzam bola na área rival - média de 25 por jogo. Na frente estão Cruzeiro, Atlético-PR e América-MG, curiosamente quatro dos cinco times que ocupam as últimas colocações da Série A - Avaí é o lanterna.


Fonte:Correio da Bahia

Nenhum comentário: